• Tony Boita

Memórias LGBT


O projeto Memória LGBT (anteriormente denominado de Patrimônio Cultural LGBT e Museus: mapeamento, limites e possibilidades de memórias negligenciadas), criado em 2011, procura investigar, registrar e difundir memórias de comunidades LGBT periféricas, problematizando sexualidades não normatizadas, em especial a partir do recorte de cor e classe.

Objetiva-se encontrar ações de preservação e promoção de memórias de pessoas travestis, transgêneros, transexuais, lésbicas, bissexuais e gays em museus, iniciativas comunitárias em memória e Museologia social, além de instituições com vocação museológica, tais como, associações, arquivos, institutos e centros culturais.

Após a conclusão do mapeamento de museus e iniciativas em memórias da comunidade LGBT nos cinco continentes, iniciou-se o envio das correspondências para os 80 museus, espaços de memória e iniciativas comunitárias em memória e história LGBT.

Memórias em Cartas

Após o mapeamento preliminar, busca-se o contato através de cartas. Esta etapa iniciou-se em julho de 2017 e enviou um envelope, com uma pequena carta escrita à mão acompanhada de um postal, um breve questionário e uma carta de apresentação.

O postal é uma ação desenvolvida em 2015 pelo Museu de Favela Pavão, Pavãozinho e Cantagalo e a Revista Memória LGBT no Rio de Janeiro. O questionário é composto por 15 perguntas relacionadas a dados gerais, acervo e/ou coleção, redes e políticas. Todo o material foi traduzido para o inglês e espanhol. Pretende-se, com isso, verificar as informações mapeadas e estreitar a comunicação com profissionais de museus interessados na memória da comunidade LGBT.

Ao todo, 80 museus, espaços de memória e patrimônios estão sendo contatados e enviando suas respostas. No entanto, sabemos que devem existir muitos outros espaços da memória LGBT, por isso, pedimos que você ajude este mapeamento, caso saiba de alguma informação. É só enviar um e-mail para tony@memorialgbt.com com o nome da instituição e um endereço, que enviaremos uma carta!

Resultados Preliminares

Acompanhe os resultados do projeto Memórias LGBT, publicados periodicamente nas edições da Revista Memória LGBT, além de outras publicações listadas abaixo.

> Edições da Revista Memória LGBT - http://www.memorialgbt.com/revistas

> Museologia e Comunidades LGBT: mapeamento de ações de superação das fobias à diversidade em museus e iniciativas comunitárias do globo

Por Jean Baptista e Tony Boita

- http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5948

> Protagonismo LGBT e museologia social: uma abordagem afirmativa aplicada à identidade de gênero

Por Jean Baptista e Tony Boita - http://pt.calameo.com/read/001105595c360271ff4d5

> Memória LGBT: Mapeamento e Musealização em Revista

por Tony Boita - http://pt.calameo.com/read/00110559527893267ba0f

#memórialésbica #memóriatrans #MemóriasLGBT #Memória #MemórialgbtnaFavela #MemóriaLGBT #memóriagay #MuseusMemóriaeMuseologiaLGBT #museus #patrimônioLGBT #RevistaMemóriaLGBT

© 2016 REVISTA MEMÓRIA LGBTIQ+

Brasil

Entre em contato: contato@memorialgbt.org